quarta-feira, 12 de maio de 2010

Pentecostes

Irmãos e amigos,


Estamos já no final de nosso Tempo Pascal. Mais duas semanas, e estaremos de volta ao Tempo Comum, mas falaremos sobre este tempo no momento oportuno.

Queremos hoje lembrar que daqui a dois Domingos, a Igreja de Cristo celebra a Solenidade de Pentecostes. Muita gente fala em Pentecostes como a festa do Espírito Santo, mas do que se trata mesmo?

Em tempos de outrora na Antiga Aliança do povo de Israel, celebrava-se, como ainda hoje entre os judeus, a Festa das Semanas, ou da Colheita, 50 dias apos a Páscoa. Isso, porque nesse dia o primeiro feixe das plantações era colhido e entregue ao sumo-sacerdote para oferecer em agradecimento a Deus pelo primeiro fruto das plantações, e, depois se iniciava a colheita.

O que isso tem a ver com a Páscoa cristã?

Cristo morreu e foi sepultado, segundo as escrituras, e o Pai o ressuscitou inundando seu corpo e alma mortos de seu Espírito Santo. É o mesmo Cristo, com seu mesmo corpo, agora glorificado, com sua mesma alma, agora também glorificada, plenificada pelo Espírito. Recebendo este Espírito, Ele o doa aos Apóstolos, fundando agora sua Igreja, sinal de sua presença no mundo durante os séculos, para que estes, com seus legítimos sucessores, os bispos, em comunhão com o Santo Padre, transmitam esse mesmo Espírito, através da Palavra de Deus proclamada e explicada através das culturas e dos séculos e, eficazmente, através dos sacramentos, particularmente o da Eucaristia (Missa), onde se torna constantemente presente o único e perfeito sacrifício de Cristo na cruz e o mistério da Páscoa, pelo qual nos é dado o seu Espírito Santo.

Este acontecimento (Cristo Deus doando o seu Espírito aos Apóstolos e fundando a Igreja Católica) se deu no dia mesmo da Ressurreição e nisso, ao verem o fruto do Amor do Pai sobre o Filho, reacenderam a esperança em seus corações (sim, pois a morte daquele que seria rei os deixou completamente sem sentido, como ficamos quando alguém em quem depositamos toda a nossa vida morre). Eles, de covardes que eram, se tornaram anunciadores ferrenhos do Evangelho, custasse o que tivesse de custar, até a morte com derramamento de sangue, tal como seu Senhor.

Por vários dias, como testemunha São Paulo (1Cor 15,1-8), Cristo realizou a graça de elevar as faculdades psicossomáticas de vários discípulos a algo que na Bíblia é chamado de visão ou aparição do Cristo Ressuscitado, até que num belo dia não mais se via o Cristo na forma visível, a não ser pela fé, na sua Palavra e nos sacramentos, sobretudo. Associa-se esse tempo ao do amadurecimento da fé na Ressurreição, como na Antiga Aliança as plantações amadureciam. A Tradição de São Lucas, assim, situou o acontecimento do dom do Espírito Santo sobre os Apóstolos, Maria e algumas mulheres (ver At 1-2) exatamente no quinquagésimo dia após a primeira experiência da Ressurreição. Por isso, o Tempo Pascal se estende por 50 dias, desde a Vigília Pascal, até o Oitavo Domingo contado a partir do Domingo da Ressurreição, o Domingo de Pentecostes.

Tudo bem! E o que minha vida tem a ver com tudo isso?

Foi pelo Espírito Santo que os Apóstolos falaram em línguas, curaram doentes, denunciaram crimes, deram sentido a diversas vidas perdidas, revivificaram mortos, como nos narra a Tradição lucana dos Atos dos Apóstolos. Que dizem estes acontecimentos para nos?

Somos chamados a Unidade e, portanto, desmascararmos toda espécie de dualismos e de divisões entre homem e Deus, corpo e alma, vida material e vida espiritual, homem e mulher, entre os diversos grupos e comunidades, nações e raças, no sentido de caminharmos todos para a nossa grande morada no seio do Pai. Para isto o homem foi criado, para ser santificado, divinizado. E o homem sente isso em cada desejo de plenitude, de gloria, de realização, porém o homem sozinho já mostrou isso, a Historia está aí para ser vista e encarada de frente. Hoje, vemos a violência instalada em todos os lugares, mas pior do que essa guerra é a guerra silenciosa, sutil, discreta que se trava nos corações humanos, desumanizando-os. Até que o homem de hoje fala muito em unificação, mas uma unificação sem Deus, unificação que exclui que mata, que destrói. Tenta a querer construir um mundo só nosso, em que possamos até acreditar em Deus para alguma coisa que nos sirva para isso, mas logo depois pode ser esquecido. É o homem querendo construir uma torre que alcance os céus das realizações pessoais sozinho. Lembra-me a narrativa da Torre de Babel, no capitulo 11 do Livro do Genesis, em que a única conseqüência foi confusão (=Babel, em hebraico), ninguém mais se entendia. Este é o fruto da separação de nossas realidades materiais da presença de Deus.

Achamos que Deus irá tomar o nosso tempo ou as nossas coisas? É um medo vão. Lembremos que Deus, ao se fazer homem em Cristo não se fez um usurpador dos demais, mas, como diz São Paulo na Carta aos Filipenses, "Ele se fez obediente ate' a morte, e morte de cruz". Da morte, o Pai o ressuscitou, e da Ressurreição, deu-nos a vida, construindo agora um edifício espiritual, muito mais interior: a Igreja, os cristãos, na potência do seu Espírito Santo, no qual continuamente recebemos sua vida divina pelos sacramentos. Mas é esse edifício, que Santo Agostinho tão acertadamente chamou "Cidade de Deus", lembrando as palavras do Salmo 45, que torna possível a realização da cidade terrena de forma digna e plena.

Coloquemos nossa vida, desde o trabalho até as diversões, desde os relacionamentos humanos até nossos projetos, nossas mortes diárias e vitórias na mão do Senhor. Deixemo-nos envolver pelo seu Espírito, pelo
seu sopro suave, que "consola o nosso pranto e sustenta o nosso canto".

Passemos deste mundo para o Pai, ou seja, enxerguemos todas as coisas não mais segundo nossas aspirações mesquinhas, mas segundo a visão de Cristo Morto e Ressuscitado, e eis a verdadeira Páscoa. Voltemos a orar assiduamente, a dedicar ao menos 15 minutos de silencio diário aquele que anima a nossa vida e travarmos um relacionamento pessoal com Ele.

Não há desculpa, pois há tempo para isso. No começo, pode ser difícil, mas "o Espírito vem em socorro de nossa fraqueza". Participemos, pelo menos aos Domingos da Santa Missa, porque esse é o Dia da Ressurreição, "Dia que o Senhor fez para nos", e lá ofereçamos o fruto de nossas mãos, sobretudo o fruto que Deus entrega na Cruz, e dele recebamos, confessados sacramentalmente os pecados, a vida eterna
em cada comunhão, que nos fortalecerá na caminhada semanal.

Deus quer participar de nossa vida; participemos da vida de Deus, e, assim, será gerada a comunhão e a paz. Deus e homem numa só realidade, como no Cristo. Ele por essência; nós porque Deus nos ama e se dá a nós gratuitamente, e nos quer felizes, pois "a glória de Deus é o homem vivo".

A vida eterna nos é dada diariamente, e diariamente podemos acolhê-la ou negá-la. Acolhamo-na e haverá esperança. Vivamos normalmente no nosso hoje, sempre com os olhos na Ressurreição de Cristo, que é nossa Ressurreição, hoje apenas em primícias na fé, e no Último Dia em plenitude, no próprio Cristo.

A ele sejam dadas a gloria e o poder em cada um de nos, hoje e na eternidade, pelos séculos dos séculos. Amém!

Nenhum comentário: