sábado, 5 de junho de 2010

Nosso Senhor queria que mesmo seus atos materiais fossem entendidos espiritualmente.

Dos Sermões de Santo Agostinho, bispo
Os milagres de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo impressionam todos aqueles que os escutam e crêem, mas a uns de um modo, e a outros de outro. Alguns, na verdade, maravilhados com os milagres corpóreos, não sabem chegar aos maiores; outros, ouvindo o que se passa nos corpos, admiram mais ainda o que ocorre nas almas.
Se a mãe viúva (de Naim) se alegrou com a ressurreição do jovem, nossa Mãe, a Igreja, alegra-se diariamente com a ressurreição espiritual dos homens. Aquele estava morto em seu corpo; estes, em suas almas. A morte visível daqueles, era chorada visivelmente; a morte invisível destes não era lamentada, porque sequer a percebiam. Afligiu-se, no entanto, aquele que conhecia os mortos. E só conhecia os mortos o que era capaz de dar a vida. Pois se não tivesse vindo para ressuscitar os mortos, o Apóstolo não diria: Levanta-te, tu que dormes; levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará (Ef 5, 14).
Se três mortos foram ressuscitados visivelmente pelo Senhor, muitos o foram de modo invisível. Quem poderia dizer quantos mortos ressuscitou visivelmente? Pois nem todas as coisas que ele fez foram escritas, chegando João a declarar: Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se todas elas fossem escritas uma por uma, creio que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que seria preciso escrever(Jo 21, 25).
Muitos outros, sem dúvida, foram ressuscitados por Jesus, mas não é sem razão que apenas três são mencionados. Pois nosso Senhor queria que mesmo seus atos materiais fossem entendidos espiritualmente. Não fazia milagres somente por fazer milagres, mas para que esses, causando admiração àqueles que o vissem, levassem a verdade a quem soubesse compreendê-los.
Aquele que vê as letras de um livro bem escrito, mas não sabe ler, louva apenas a habilidade do copista e admira a beleza dos caracteres, mas não sabe o que significam e o que pretendem; seus olhos louvam, mas seu espírito não compreende. Já um outro louva a arte e compreende o sentido, pois é capaz de ver não apenas o que os outros vêem, mas pode também compreender o que está escrito, o que é impossível para quem não aprendeu a ler. Assim, aqueles que viram os milagres de Cristo e não compreenderam o que significavam e o que sugeriam aos que compreendessem, admiram apenas os fatos materiais; outros admiram o fato, mas compreendem também o que significam. É assim que devemos proceder na escola de Cristo.

Nenhum comentário: