sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Ainda sobre paternidade e maternidade - o testemunho dos santos - I

Há poucos dias, conforme se pode ler logo abaixo, dizíamos algo sobre o papel da paternidade perante Deus. Gostaria de sublinhar o tetstemunhos de dois importantes santos celebrados esta semana. Aqui, o testemunho de São Luís, Rei da França, de como quis dirigir o olhar de seu filho para a dignidade do reinado do único Rei, Cristo. Ah! Se assim, fossem educados nossos filhos... Quantos outros tipos de políticos não haveríamos de ter. Sim, porque a transmissão do Espírito Santo pela via familiar, a via íntima, é algo que deixa marcas indelévis no coração do homem. Portanto, vamos ao testemunho de São Luís, em seu Testamento Espiritual (Acta Sanctorum, Agosto 5 [1868], 546) (Sec. XIII):

Filho caríssimo, eu te exorto, em primeiro lugar, a que ames o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com todas as tuas forças; sem isto não há salvação.

Filho, deves evitar tudo o que sabes ser ofensa a Deus, isto é, todo o pecado mortal, de tal modo que prefiras sofrer todos os tormentos do martírio a cometer um só pecado mortal.

Além disso, se o Senhor permitir que te sobrevenha alguma tribulação, deves suportá-la com generosidade e ação de graças, pensando que é para teu bem e que talvez a tenhas merecido. E se o Senhor te conceder alguma prosperidade, deves agradecer-Lhe humildemente, procurando que não te seja causa de ruína moral, ou por vanglória ou por qualquer outro motivo, porque seria iníquo valer-se dos dons de Deus para O combater ou ofender.

Assiste de boa vontade e com devoção ao culto divino; enquanto estiveres na igreja, evita a distração do teu olhar ou as palavras inúteis e reza devotamente ao Senhor com oração vocal ou mental.

Sê misericordioso para com os pobres, os infelizes e os aflitos e, segundo as tuas posses, ajuda-os e reconforta-os. Dá graças a Deus por todos os seus benefícios, a fim de seres digno de receber outros maiores. Sê justo para com os teus súditos, sem nunca te desviares da linha reta da justiça, nem para a direita nem para a esquerda; coloca-te sempre mais do lado do pobre que do rico, até averiguares com certeza de que lado está a verdade. Sê diligente em procurar que todos os teus súditos vivam em paz e justiça, sobretudo tratando-se de pessoas eclesiásticas e religiosas.

Sê dedicado e obediente para com a nossa mãe, a Igreja Romana, e para com o Sumo Pontífice, nosso pai espiritual. Esforça-te por erradicar do teu território toda a espécie de pecado, principalmente as blasfêmias e as heresias.

Filho caríssimo, para terminar, eu te dou toda a bênção que um pai piedoso pode dar a seu filho. A Santíssima Trindade e todos os Santos te guardem de todo o mal. O Senhor te conceda a graça de cumprires sempre a sua vontade, servindo-O e honrando-O de tal modo que depois desta vida todos nós possamos vê-l’O, amá-l’O e louvá-l’O sem fim. Amém.

Nenhum comentário: