terça-feira, 3 de maio de 2011

Celebremos a Mãe de Deus

Neste mês de maio, continuamos a celebrar a Páscoa do Senhor, mas tradicionalmente é costume louvarmos de modo muito iintenso à Virgem Maria. Gostaria de compartilhar com vocês uma parte da Anáfora (oração Eucarística) de São João Crisóstomo, e em seguida outra da Anáfora de São Basílio, respectivamente, ambas usadas nas Divinas Liturgias (Missas) de Rito Oriental. Importante notar: esses louvores à Virgem Maria são cantados pelo povo. Unamos a nossos irmãos orientais nossa voz e rezemos:

Verdadeiramente é digno e justo que te bendigamos, ó bem-aventurada Mãe de Deus. Tu, mais venerável que os Querubins e ,incomparavelmente, mais gloriosa que os Serafins; deste à luz o Verbo de Deus, conservando intacta a glória da tua virgindade. Nós te glorificamos, ó Mãe de nosso Deus!


Ó cheia de graça, em ti rejubila-se toda a criação! A assembléia dos anjos e o gênero humano te glorificam, ó templo santificado, paraíso espiritual e glória das virgens, na qual Deus se encarnou e da qual se tornou Filho aquele que é nosso Deus antes dos séculos. Porque fez de teu seio um trono e as tuas entranhas, mais vastas que os céus. Ó cheia de graça, em ti rejubila-se toda a criação e te glorifica! 

Nenhum comentário: