sábado, 12 de novembro de 2011

Agora, minha opinião parcial dos fatos

O site Fratres in unum costuma ser sério, embora com a acidez típica dos tradicionalistas. Mas, dentre os tradicionalistas, um dos mais sensatos. Dá para chamá-lo de conservador, que é um termo melhor, e, nisso, ele encontra alguma (!?) "simpatia" com o Prof. Felipe Aquino e viu um grande valor no posicionamento louvável do Padre José Augusto. Com mensagens como esta, fica claro que o "podem me processar, podem me matar, podem me calar, etc." do Rev. Padre não era específicamente voltado para um partido, mas inicialmente à própria Canção Nova e seus dirigentes mais representativos, entenda-se Eto & cia. ltda. Conheço alguns irmãos que os conheceram pessoalmente num trabalho artístico e não têm boas lembranças. Não sei exatamente no quê, mas foi em função de um trabalho artístico que não vem ao caso agora expôr.
 
Adiante. O bispo citado é vermelho mesmo, e o valente Edinho, de que eu nem me lembrava, tem suas credenciais apresentadas nos links em do texto do Fratres. Esse bispo vermelho foi o mesmo que chamou muitos dos seus irmãos bispos na época da Assembléia da CNBB (no maio último) de fundamentalistas, em público, soltando tudo na Folha de São Paulo, ainda no decorrer da Assembléia. É um daqueles minoritários que gritam muito e intimidam certa maioria que não sabe para onde vai. Daí, acabam saindo aqueles documentos e declarações "Frankenstein" da CNBB, que ninguém sabe de onde veio, nem para onde vai, etc. Muita coisa do vermelhão é encontrada no site dos TLs, o www.adital.com.br, onde também Leonardo Boff, Frei Betto, Ivone Gebara e seus séquitos costumam articular.
 
Voltando à Canção Nova, vemos que o "podem me calar" deu no que deu e até hoje ela paga o preço por tê-lo calado e ter dado ainda mais expressão a Gabriel Chalita e seus companheiros. O número de contribuintes caiu assustadoramente, as propagandas da Caixa (banco estatal) começaram a aparecer e não deixaram mais (numa TV cuja proposta é viver de doações e não de propaganda), e parece que o preço já está rendendo juros altos para o credor. Numa aparente e mais ou menos discreta ação de aparelhamento, pagar empréstimos parece que é pouco; é preciso doutrinar.
 
Assim, como Mons. Jonas já não parece ter mais a força física suficiente para levar adiante o governo espiritual da comunidade, a comunidade só tem governo temporal, exercido pelo conselho, cuja representação majoritária não parece ser da tendência de Felipe Aquino, mas de Eto, homem das finanças, por sinal muito chegado a Chalita & cia. ltda.
 
Mons. Jonas parece estar adoecido, Pe. José Augusto foi calado (um sacerdote foi calado por um leigo: Wellingnton Jardim - o Eto), os outros se intimidaram. Não é à toa que Felipe Aquino tem hoje sua própria editora. Não me surpreenderá se a "Escola da Fé" sumir da programação. Veja ainda que Pe. Paulo Ricardo está procurando também formar massa crítica fora da Canção Nova. Verdade seja dita, o que ele diz é non grato a muita gente envolvida nessa massaroca. Ah! Ia me esquecendo: cadê o Pe. Roberto Lettieri???? Cadê a Toca de Assis, tão presente ali outrora?
 
Prefiro, entretanto, com benevolência, pensar que a comunidade é mais do que essas pessoas. Prefiro sinceramente pensar que, como a maioria dos estudantes da USP não é de maconheiros, vagabundos e vândalos, a maioria dos membros daquela comunidade não quer essas coisas; sujeitam-se por obediência. Se por um lado, a obediência não lhes permite que eles façam como os alunos de Letras da USP fizeram ontem contra os vagabundos, por outro é a obediência que lhes salvará, não obstante a outros possa vir a pesar o julgamento no Último Dia.
 
Fato é que a Associação de Direito Pontifício, sui iuris, (onde, portanto, nem um bispo, nem o de Lorena, D. Benedito Beni dos Santos, um santo homem; só o Papa) está aí ad experimentum, por 5 anos. É como um estágio probatório. Só aí é que se tornaria uma Associação de Direito Pontifício definitiva. Nesse período, qualquer escândalo mais grave que chegue comprovado às mãos do Santo Padre pode levá-lo a, no mínimo, não renovar o experimento da Canção Nova, que pode voltar aos auspícios do bispo diocesano ou mesmo ser reduzida  a Associação Privada. Em casos mais graves, caso esteja em situação definitiva ou apareça algo muito cabeludo, o Papa pode nomear interventores estrangeiros (como acontece hoje com o s Legionários de Cristo) e até dissolver a Associação. "A quem muito foi dado, muito mais será exigido".
 
Pois é! Como lembrou o Pe. Paulo Ricardo, há poucas semanas, a uma congregação que se dedique a Deus, Ele dá o dom da fecundidade; a outras, Ele as amaldiçoa com a esterilidade. Há ordens e congregações que apareceram e desapareceram ao longo da história da Igreja. Cumpriram seu papel numa época, depois morreram por razões diversas. Como um corpo, é preciso que elas saibam viver (no Espírito) e saibam morrer quando forem chamadas a isto.
 
Há ainda muitas outras implicações seríssimas desse assunto, mas por aqui basta! Oremos pela Igreja, Corpo de Cristo. Só nela, só no Corpo Santíssimo de Cristo, só nela há salvação.

Nenhum comentário: